Na Casa da Céu floresceu o hibisco, que está em vaso. Veio da casa da Flávia para cá.
É lindo! A planta ornamental pode ser cerca viva, cultivada em vaso e é considerada comestível, mas não é essa a do famoso chá de hibisco...que seria outra!
O hibisco é uma planta da família Malvaceae - existem mais de 200 espécies de hibisco adaptados a climas temperados ou mais quentes, como o nosso. Hoje os hibiscos estão espalhados por todas as regiões do globo, têm uso ornamental e alguns tipos são usados em chás.
Os hibiscos adequados para chás são as espécies Hibiscus acetosella, a vinagreira-roxa como é conhecida aqui, originário da África e encontrado por baldios e beiras de estrada e o Hibiscus sabdariffa, caruru-azedo, azedinha, quiabo-azedo, quiabo-róseo, quiabo-roxo, rosélia e vinagreira dependendo da região, ambos originários da África.
Estas duas espécies também são adequadas para a confecção de compotas, geleias e doces.
Sol e luz
Os hibiscos são plantas de sol direto e muita luz. Quanto mais sol e luz, mais flores eles darão.
Podar é bom
Pode seu arbusto de hibisco após o fim da floração para incentivar a planta a desenvolver novos ramos florais no começo da primavera. Dependendo da região em que você vive, o hibisco deverá ser podado no inverno que é o período em que a planta entrará em dormência vegetativa, ou seja, não crescerá, se resguardará.
As flores do hibisco não aguentam o frio forte ou geadas. Aliás, não são flores de longa duração mesmo mas, em contrapartida, a planta dará flores exuberantes durante um longo período do ano e suas folhas, verdes e brilhantes, permanecerão bonitas o ano todo, também.
Adubação
Hibiscos se dão bem em terras menos férteis, especialmente se estiverem no jardim, ao ar livre, onde suas raízes poderão de estender à procura do que necessitam para a sua nutrição.
Em vasos a realidade muda e você deverá oferecer adubo orgânico - composto ou esterco bem curtido, a cada estação e, especialmente, quando se iniciar a floração.
Também é adequado fornecer cinza de madeira, farinha de osso e de casca de ovos misturadas à água da rega (não regar as flores e folhas, só o pé da planta).
Daqui Veja mais AQUI e AQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário