quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Terrário Star Wars

Terrários são ótimas opções pra quem quer ter um cantinho verde em casa, mesmo sem ter muito espaço. E já que estamos todos super empolgados com o novo filme da saga Star Wars, olha que lindas essas ideias para inspirar:








Todos esses terrários são inspirados na série, e para reproduzir um, os fãs só precisam de alguns vasos de vidro, do tipo aquário, miniaturas dos personagens e pu pouco de imaginação.
Confiram no vídeo o passo a passo da montagem:


Agora, fãs de Star Wars, mãos a obra!

Imagens: Casa Abril


quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Na semana da criatividade, que tal montar um jardim com garrafas PET?


          A criatividade impera na hora de criar jardins e hortas com o menor custo possível, aproveitando o que há ao redor, porque nem sempre sobra grana para investir em um rico paisagismo, então nessa hora, a sua criatividade pode enriquecer seu cenário.
          Em tempos onde a palavra de ordem é economizar, reutilizar objetos e materiais podem ser a melhor solução para quem quer cultivar o prazer da jardinagem, sem gastar muito, sem contar que ser criativo movimenta a economia, porque temos a oportunidade de resolver problemas, fazendo algo inovador.
          O Luiz costuma reutilizar materiais em suas criações. Vejam só alguns trabalhos feitos reutilizando pallets:

Deck da piscina da Casa da Céu

Deck do jardim da Casa da Céu

Cachepô feito pelo Luiz para a Casa da Céu
          Luiz também andou fazendo arte na Q-Tal Festas. Confira o deck de pallets que ele fez lá, clicando aqui
          Ainda nessa onda de economia criativa, separamos um vídeo para te mostrar que é possível fazer um jardim ou horta vertical gastando pouco, utilizando garrafas que iriam para o lixo:


segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Novembro Azul: Vamos cultivar os bigodes?



          Entramos no mês de novembro, e esse é o período em que o Movember, ou Novembro Azul toma forma. Homens de toda parte do mundo cultivam seus bigodes como apoio ao movimento, que tem como objetivo, conscientizar para os cuidados com a saúde do homem, principalmente com relação ao câncer de próstata. 
          A palavra Movember é uma junção das palavras inglesas moustache (bigode) e november (novembro), trazendo como símbolo aquele bigodinho famoso.

          O Movember começou na Australia, mas já ganhou o mundo, e como aderimos a campanha, pesquisamos algumas dicas de como cultivar um bigode estiloso. Vejam só as dicas que o Site El Hombre publicou:
1- Apare o bigode: use o seu barbeador para desenhar uma linha em torno do lábio. Para apará-lo, utilize uma tesoura ou o próprio barbeador com um pente mais alto. 
2- Dê a ele uma definição: raspe cuidadosamente a barba em torno de seu bigode; isso o deixará com um aspecto mais definido. Há também uma imensa variedade de cremes de barbear à venda, então escolha um da sua preferência. Ou, se você quiser um substituto barato e eficiente, pode passar condicionador — eles são indicados mesmo para as peles sensíveis. 
3- Faça a manutenção: lavar o bigode com shampoo pelo menos duas vezes por semana garantirá a ele um aspecto bonito. Isso também removerá o odor das refeições. 
4- Modele a pelugem: um bigode bem-sucedido é sempre tratado com atenção; se você tiver alguns acessórios que te ajudem nessa tarefa, perfeito. Nós sugerimos que você compre um pente facial, eles são uma maneira barata de transformar a bagunça em organização.
5- Últimas palavras: lembre-se de hidratar a área atrás de seu bigode. Ninguém quer, afinal, uma tempestade de neve em seu lábio. Um hidratante comum fará o serviço. Esfregue no rosto e limpe o excesso.
          Para ler o artigo completo, clique aqui.

          Cultivar um bigode somente, não garante saúde, então que tal começar a pensar em formas mais saudáveis de viver, como por exemplo, melhorando a alimentação.
          Ter uma horta pode ser um bom caminho para quem quer fazer as pazes com a alimentação de qualidade, além disso, a jardinagem é uma terapia. Pensando nisso, também separamos algumas dicas que podem te auxiliar:
1) Escolha vasos retangulares, não tão profundos, não tão rasos. Algumas plantinhas conseguem se adaptar bem com outras no mesmo vaso, como manjericão, pimenta, orégano e salsinha. Hortelã e trigo, por exemplo, são plantas que crescem se ramificando, então é legal ficarem sozinhas em vasos retangulares.  
2) Preparar o solo é uma parte importantíssima do processo: misture metade de terra com metade de composto orgânico ou húmus de minhoca, que servem como vitamina para a planta. Como a horta vai estar em vasinhos, vale colocar pedras os cacos de cerâmica no fundo para facilitar o escoamento da água.
3) Você tem que escolher se vai querer comprar mudinhas já crescidas e replantá-las ou se vai comprar as sementes e ver todo o processo de crescimento (se conseguir sementes orgânicas é sucesso total). É tudo uma questão de tempo e paciência. Se optar pelas sementes, geralmente elas vêm com informações na embalagem sobre o período e forma de plantio, assim como o espaçamento necessário entre as mudas. Nada de colocar as sementes muito no fundo pois elas podem não conseguir subir à superfície e morrer. 
4) Pra começar, uma boa é cultivar ervas e temperos, que em pouca quantidade já dão um toque especial pro prato e você pode ir retirando pouco a pouco, sem matar a planta. Manjericão, orégano, tomilho, hortelã e orégano são ótimas opções. Pra quem quiser ir além, lá vão algumas sugestões: couve-manteiga, alface, cebolinha, beterraba, tomate-cereja, ervas aromáticas, rúcula, entre outras. 
5) É importante que as plantinhas fiquem expostas ao sol pelo menos por algumas horas, então, quanto mais escura for a sua casa, mais importante que o vaso esteja perto das janelas. Outra coisa fundamental é a água: todo dia mate a sede delas. Mas vale lembrar que regar demais é tão ruim quanto deixar as plantas secarem. A melhor das alternativas para saber se sua plantinha precisa ou não de água é o “dedômetro”: coloque o dedo na terra e veja se ela está úmida e grudando. Se sim, não precisa regar mais. Insira essa ação na sua rotina para não esquecer: pode ser de manhã ou no final da tarde. 
6) Pode ser que graminhas e matinhos comecem a crescer junto das suas plantas. Tranquilo. Na agroecologia não se fala em ervas daninhas, mas em espécies espontâneas. Se elas não estiverem se alastrando muito ou atrapalhando o desenvolvimento das comestíveis, pode deixar elas lá, sem problemas. 
7) Se perceber que as plantas estão sendo invadidas por pragas, nem pense em usar veneno! Há dicas naturais que funcionam como tiro e queda. O neem, por exemplo, é um repelente natural que combate mais de 400 pragas. Já vem na embalagem para ser borrifado diariamente, é biodegradável e apropriadíssimo para uso em agricultura orgânica. 

          As dicas de cultivo são do site Menos 1 Lixo, e vocês podem conferir na íntegra clicando aqui.
          Tenham uma boa semana!

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Bem-vinda, Primavera

          Cuidamos dos nossos jardins durante todo ano, para que eles floresçam lindamente na Primavera. Isso é compensador! :)



segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Viva as árvores!

          Olá pessoal,

          Hoje, dia 21 de setembro, é dia da árvore, e é claro que não poderíamos deixar essa data passar em branco.
          Sua importância é tanta que até o Google fez homenagem, criando um doodle pelo dia de hoje. :)

Doodle feito pelo Google pelo dia da árvore

           Essa data tem como intuito a conscientização pela importância das árvores, da natureza, do cuidado com o nosso planeta. Vamos juntos cuidar do nosso planeta, vamos juntos cuidar do nosso jardim.


          Boa semana, e viva as árvores!

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Brunch DNA Criativo

          Olá pessoal,

          Ainda em clima de compartilhar alegrias, vejam só como ficou linda a decoração do 1º Brunch do DNA Criativo, nos jardins da Casa da Céu. Jardim esse que nós, da Luíz Design Verde cuidamos com muito carinho e dedicação.
          Nesse espaço criamos um deck de pallets, os suportes de plantas, o suporte de livros, a plaquinha, a bancada de bebidas e ajudamos a Rufus a prender a estante no painel, além dos serviços de cuidados com o jardim, serviço cada vez mais contratado por quem não tem muito tempo ou habilidade, mas ama estar em contato com o verde e com a natureza.
          A decoração e os quitutes foram obra da Comemore Arte Buffet, o naked cake lindo é da Kátia Rebello Cake de Design, e as fotos são do Thompson Stellet.























Aniversário do Rodrigo Guerra

          Nesse mês de agosto tivemos a honra de colaborar para que um evento muito especial desse certo.
          Nosso amigo Rodrigo Guerra comemorou mais uma primavera, e em grande estilo. A festa rolou solta com música ao vivo e muita feijoada, no jardim que ajudamos a planejar.
          É sempre bom participar de momentos como esse, e estar junto de nossos clientes/amigos.
          O Luiz, gênio a frente da Luiz Design Verde ama receber, já foi dono de restaurante e é um excelente anfitrião e sempre dá suporte para as festas na Casa da Céu
          Pra completar o clima de festa no jardim, teve decoração sustentável da Rufus, todo capricho e cuidado da equipe da Comemore Arte Buffet, e mais um bolo espetacular da Kátia Rebello Cake Designer. Foi um festão!
          Parabéns Rodrigo!
          Fotos: Leca Veras



















quinta-feira, 30 de julho de 2015

Negócio verde


      Dias atrás, saiu um matéria muito interessante no PEGN, sobre uma pousada que criou um sistema que reutiliza água usando materiais reciclados. O case aconteceu na Pousada Pedra Grande, que fica no interior do Rio Grande do Norte. A região passava por um período de estiagem, e preocupado com a questão, o proprietário da pousada construiu um sistema que reutiliza a água para irrigar os jardins, apostando em sustentabilidade para solucionar um problema existente.
      Conforme explicado na reportagem, no equipamento montado pelo empreendedor, a água com os dejetos passam por uma unidade coletora composta por cascos de navio e chapas de aço, onde é feita a separação dos resíduos. Depois da filtragem, a água desce para um reservatório, onde passa por filtros de carvão ativado com lâmpadas ultravioletas, responsável por remover pequenas impurezas, matar as bactérias, tirar o odor e mudar a cor da água. 
      São utilizados também no sistema brita, cascalhinho e areia de filtro de piscina, para purificação da água, e só depois disso, a água é reutilizada no sistema de irrigação para os cuidados do jardim, ornamentado com grama e muitas plantas.
      Na implantação desse sistema, foi necessário um investimento de R$ 12 mil, o que pode parecer alto se pensarmos em residências, mas em se tratando de um negócio, esse investimento pode ser pago rapidamente se pensarmos na economia nas próximas contas de água, isso sem falar no bem que estão fazendo ao meio ambiente, minimizando desperdícios.
      O empresário pensa em ampliar o sistema para que a água seja reutilizada também nas descargas dos quartos da pousada, que o índice de ocupação do negócio é relativamente alto, principalmente no inverno. 

Foto: Divulgação
      
      Iniciativas como essas nos provam que é preciso somente um pouco de esforço e boa vontade para que possamos ajudar também a protejer o meio ambiente. 

      Para ler a matéria completa, clique aqui


quarta-feira, 29 de julho de 2015

Esse mês teve festa por aqui...

     Nesse mês de julho, o nosso querido Luiz, que está a frente da Luiz Design Verde, celebrou mais uma primavera. Como festeiros que somos, não poderíamos deixar de juntar os amigos e comemorar.
     A festa rolou em clima de festejo junino, com direito a decoração típica e fogueira, com a presença de muita gente querida.

Luiz e sua linda filha, Bárbara


A decoração típica feita pela Comemore deu ainda mais charme ao deck feito pelo Luiz

Deck da piscina feito pelo Luiz

Rodrigo e Luiz fizeram uma fogueira usando um tambor velho de máquina de levar. As crianças adoraram!

Amigos queridos festejando o aniversário do Luiz

Nosso querido Luiz, da Luiz Design Verde
     E viva o Luiz! Felicidades...

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Mais vistos de Junhos

     Olá pessoal, tudo bem?

     Junho já se foi, e deixou um gostinho de quero mais. Mês muito romântico, cheio de dicas de decoração e jardinagem. O nosso post falando dobre a extensão das varanda de uma cliente com um deck de pallets foi um sucesso. Viram? Se não, clica aqui.




sexta-feira, 5 de junho de 2015

Um cantinho para curtir do lado de fora


A minha cliente gostou do deck de pallets da outra cliente (são vizinhas) e me solicitou criar um deck para ampliar a varanda.
Nós usamos a foto do deck da Marcelle para a nossa campanha de carnaval com sombra e água fresca e vamos mostrar o jardim dela aqui no próximo post. Veja AQUI o deck.


O deck pode ser feito com madeira de pinus, com reaproveitamento de pallets e pode ser pintado ou envernizado. Aguenta bem a ação do tempo. 
Eles gostaram tanto que pediram uma cobertura, para usarem ainda mais com a mesinha e as cadeiras para tomar café, bater papo, jantar, relaxar e aproveitar o lado de fora.


Mais um cliente feliz com a ação do Design Verde dando vida aos materiais que seriam descartados.