Dias atrás, saiu um matéria muito interessante no PEGN, sobre uma pousada que criou um sistema que reutiliza água usando materiais reciclados. O case aconteceu na Pousada Pedra Grande, que fica no interior do Rio Grande do Norte. A região passava por um período de estiagem, e preocupado com a questão, o proprietário da pousada construiu um sistema que reutiliza a água para irrigar os jardins, apostando em sustentabilidade para solucionar um problema existente.
Conforme explicado na reportagem, no equipamento montado pelo empreendedor, a água com os dejetos passam por uma unidade coletora composta por cascos de navio e chapas de aço, onde é feita a separação dos resíduos. Depois da filtragem, a água desce para um reservatório, onde passa por filtros de carvão ativado com lâmpadas ultravioletas, responsável por remover pequenas impurezas, matar as bactérias, tirar o odor e mudar a cor da água.
São utilizados também no sistema brita, cascalhinho e areia de filtro de piscina, para purificação da água, e só depois disso, a água é reutilizada no sistema de irrigação para os cuidados do jardim, ornamentado com grama e muitas plantas.
Na implantação desse sistema, foi necessário um investimento de R$ 12 mil, o que pode parecer alto se pensarmos em residências, mas em se tratando de um negócio, esse investimento pode ser pago rapidamente se pensarmos na economia nas próximas contas de água, isso sem falar no bem que estão fazendo ao meio ambiente, minimizando desperdícios.
O empresário pensa em ampliar o sistema para que a água seja reutilizada também nas descargas dos quartos da pousada, que o índice de ocupação do negócio é relativamente alto, principalmente no inverno.
Foto: Divulgação |
Iniciativas como essas nos provam que é preciso somente um pouco de esforço e boa vontade para que possamos ajudar também a protejer o meio ambiente.
Para ler a matéria completa, clique aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário