Mostrando postagens com marcador jardim. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador jardim. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Decorando com plantas: Tendências para 2016

          Olá pessoal, tudo bem?

          Nosso 2016 já começou com tudo, e nesse primeiro post do ano, gostaríamos de lhe propor um desafio: Que tal cultivar um novo hábito? Que tal começar um jardim, ou cultivar algumas plantinhas em casa? Jardinagem além de um passatempo, é uma terapia, e plantas sempre dão vida a qualquer ambiente.
          Escolhemos algumas tendências em decoração com plantas para nesse ano, e fizemos essa seleção, e dentre as principais tendências estão fatores como a exoticidade, a praticidade, ou facilidade nos cuidados, originalidade, entre outros.
Esperamos que assim, com essas dicas, esperamos que todos possam ter uma plantinha para chamar de sua, sem desculpas de falta de tempo, ou que não tem jeito pra coisa.

          Plantas exóticas estão super em alta, e trazem um ar super moderno para a decoração. Cactus e suculentas são lindos e ótimos para quem não tem muito tempo e prática. A rega é feita a cada 15 dias, caso fiquem expostos ao sol, mas aguentam até um mês sem rega, se ficarem dentro de casa, em ambientes mais frescos.

minhacasa.abril.com.br
          Plantas de cuidados fáceis e práticos, como falamos acima, também são uma tendência, já que nem todo mundo tem a habilidade e o tempo que algumas plantas mais sensíveis exigem. Para esse caso, podemos indicar as Palmeiras Ráfias, que se adaptam muito bem em ambientes internos e não precisam de rega constante.

Site Faz Fácil
          Terrários e jardins no estilo DIY também são tendências, e assim, podemos brincar com composições, cores, e reciclar objetos utilizando-os para o cultivo, de forma criativa.


          Jardins verticais também vem com tudo esse ano, e nós já até ensinamos a fazer um com garrafas PET, nesse post aqui.

Site Decoratividade
          Acho que conseguimos provar que não precisamos de muito espaço, tempo ou habilidade para ter plantas. Jardinagem é uma terapia, e das melhores... Além de dar vida aos ambientes, as plantas embelezam e atraem boas energias. 
          Que tenhamos um 2016 muito florido estão!





quinta-feira, 30 de julho de 2015

Negócio verde


      Dias atrás, saiu um matéria muito interessante no PEGN, sobre uma pousada que criou um sistema que reutiliza água usando materiais reciclados. O case aconteceu na Pousada Pedra Grande, que fica no interior do Rio Grande do Norte. A região passava por um período de estiagem, e preocupado com a questão, o proprietário da pousada construiu um sistema que reutiliza a água para irrigar os jardins, apostando em sustentabilidade para solucionar um problema existente.
      Conforme explicado na reportagem, no equipamento montado pelo empreendedor, a água com os dejetos passam por uma unidade coletora composta por cascos de navio e chapas de aço, onde é feita a separação dos resíduos. Depois da filtragem, a água desce para um reservatório, onde passa por filtros de carvão ativado com lâmpadas ultravioletas, responsável por remover pequenas impurezas, matar as bactérias, tirar o odor e mudar a cor da água. 
      São utilizados também no sistema brita, cascalhinho e areia de filtro de piscina, para purificação da água, e só depois disso, a água é reutilizada no sistema de irrigação para os cuidados do jardim, ornamentado com grama e muitas plantas.
      Na implantação desse sistema, foi necessário um investimento de R$ 12 mil, o que pode parecer alto se pensarmos em residências, mas em se tratando de um negócio, esse investimento pode ser pago rapidamente se pensarmos na economia nas próximas contas de água, isso sem falar no bem que estão fazendo ao meio ambiente, minimizando desperdícios.
      O empresário pensa em ampliar o sistema para que a água seja reutilizada também nas descargas dos quartos da pousada, que o índice de ocupação do negócio é relativamente alto, principalmente no inverno. 

Foto: Divulgação
      
      Iniciativas como essas nos provam que é preciso somente um pouco de esforço e boa vontade para que possamos ajudar também a protejer o meio ambiente. 

      Para ler a matéria completa, clique aqui


quarta-feira, 3 de junho de 2015

Eu vou cuidar do seu jardim...

     Olá pessoa, tudo bem?


     Junho chegou trazendo com ele o clima de romance que o dia dos namorados envolve.
     Já pensou em ter um lugar lindo na sua casa, onde você pode ter momentos especiais com seu amor? E por que não um jardim? Pode ser pequeno, e simples, mas esse contato com a natureza traz tanta serenidade que vale a pena investir. 
     Isso pode ser um hobby para os dois. É importante ter esses momentos em conjunto. Além disso, seu jardim pode ser um espaço para tomar café-da-manhã juntos, conversar, relaxar, namorar, passar o tempo contemplando as flores lindas que nascerão. 
     Essa música dos Titãs é linda e traz a mensagem de que cuidar do jardim pode ser também cuidar do outro, cuidar do sentimento do outro, que floresceu para nós, como uma flor maravilhosa. Cuidar do jardim não é só cuidar de plantas, é cuidar para manter vivo o amor, pois ele precisa de atenção para dar frutos mais tarde.