Mostrando postagens com marcador jardinagem. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador jardinagem. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Decorando com plantas: Tendências para 2016

          Olá pessoal, tudo bem?

          Nosso 2016 já começou com tudo, e nesse primeiro post do ano, gostaríamos de lhe propor um desafio: Que tal cultivar um novo hábito? Que tal começar um jardim, ou cultivar algumas plantinhas em casa? Jardinagem além de um passatempo, é uma terapia, e plantas sempre dão vida a qualquer ambiente.
          Escolhemos algumas tendências em decoração com plantas para nesse ano, e fizemos essa seleção, e dentre as principais tendências estão fatores como a exoticidade, a praticidade, ou facilidade nos cuidados, originalidade, entre outros.
Esperamos que assim, com essas dicas, esperamos que todos possam ter uma plantinha para chamar de sua, sem desculpas de falta de tempo, ou que não tem jeito pra coisa.

          Plantas exóticas estão super em alta, e trazem um ar super moderno para a decoração. Cactus e suculentas são lindos e ótimos para quem não tem muito tempo e prática. A rega é feita a cada 15 dias, caso fiquem expostos ao sol, mas aguentam até um mês sem rega, se ficarem dentro de casa, em ambientes mais frescos.

minhacasa.abril.com.br
          Plantas de cuidados fáceis e práticos, como falamos acima, também são uma tendência, já que nem todo mundo tem a habilidade e o tempo que algumas plantas mais sensíveis exigem. Para esse caso, podemos indicar as Palmeiras Ráfias, que se adaptam muito bem em ambientes internos e não precisam de rega constante.

Site Faz Fácil
          Terrários e jardins no estilo DIY também são tendências, e assim, podemos brincar com composições, cores, e reciclar objetos utilizando-os para o cultivo, de forma criativa.


          Jardins verticais também vem com tudo esse ano, e nós já até ensinamos a fazer um com garrafas PET, nesse post aqui.

Site Decoratividade
          Acho que conseguimos provar que não precisamos de muito espaço, tempo ou habilidade para ter plantas. Jardinagem é uma terapia, e das melhores... Além de dar vida aos ambientes, as plantas embelezam e atraem boas energias. 
          Que tenhamos um 2016 muito florido estão!





segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Novembro Azul: Vamos cultivar os bigodes?



          Entramos no mês de novembro, e esse é o período em que o Movember, ou Novembro Azul toma forma. Homens de toda parte do mundo cultivam seus bigodes como apoio ao movimento, que tem como objetivo, conscientizar para os cuidados com a saúde do homem, principalmente com relação ao câncer de próstata. 
          A palavra Movember é uma junção das palavras inglesas moustache (bigode) e november (novembro), trazendo como símbolo aquele bigodinho famoso.

          O Movember começou na Australia, mas já ganhou o mundo, e como aderimos a campanha, pesquisamos algumas dicas de como cultivar um bigode estiloso. Vejam só as dicas que o Site El Hombre publicou:
1- Apare o bigode: use o seu barbeador para desenhar uma linha em torno do lábio. Para apará-lo, utilize uma tesoura ou o próprio barbeador com um pente mais alto. 
2- Dê a ele uma definição: raspe cuidadosamente a barba em torno de seu bigode; isso o deixará com um aspecto mais definido. Há também uma imensa variedade de cremes de barbear à venda, então escolha um da sua preferência. Ou, se você quiser um substituto barato e eficiente, pode passar condicionador — eles são indicados mesmo para as peles sensíveis. 
3- Faça a manutenção: lavar o bigode com shampoo pelo menos duas vezes por semana garantirá a ele um aspecto bonito. Isso também removerá o odor das refeições. 
4- Modele a pelugem: um bigode bem-sucedido é sempre tratado com atenção; se você tiver alguns acessórios que te ajudem nessa tarefa, perfeito. Nós sugerimos que você compre um pente facial, eles são uma maneira barata de transformar a bagunça em organização.
5- Últimas palavras: lembre-se de hidratar a área atrás de seu bigode. Ninguém quer, afinal, uma tempestade de neve em seu lábio. Um hidratante comum fará o serviço. Esfregue no rosto e limpe o excesso.
          Para ler o artigo completo, clique aqui.

          Cultivar um bigode somente, não garante saúde, então que tal começar a pensar em formas mais saudáveis de viver, como por exemplo, melhorando a alimentação.
          Ter uma horta pode ser um bom caminho para quem quer fazer as pazes com a alimentação de qualidade, além disso, a jardinagem é uma terapia. Pensando nisso, também separamos algumas dicas que podem te auxiliar:
1) Escolha vasos retangulares, não tão profundos, não tão rasos. Algumas plantinhas conseguem se adaptar bem com outras no mesmo vaso, como manjericão, pimenta, orégano e salsinha. Hortelã e trigo, por exemplo, são plantas que crescem se ramificando, então é legal ficarem sozinhas em vasos retangulares.  
2) Preparar o solo é uma parte importantíssima do processo: misture metade de terra com metade de composto orgânico ou húmus de minhoca, que servem como vitamina para a planta. Como a horta vai estar em vasinhos, vale colocar pedras os cacos de cerâmica no fundo para facilitar o escoamento da água.
3) Você tem que escolher se vai querer comprar mudinhas já crescidas e replantá-las ou se vai comprar as sementes e ver todo o processo de crescimento (se conseguir sementes orgânicas é sucesso total). É tudo uma questão de tempo e paciência. Se optar pelas sementes, geralmente elas vêm com informações na embalagem sobre o período e forma de plantio, assim como o espaçamento necessário entre as mudas. Nada de colocar as sementes muito no fundo pois elas podem não conseguir subir à superfície e morrer. 
4) Pra começar, uma boa é cultivar ervas e temperos, que em pouca quantidade já dão um toque especial pro prato e você pode ir retirando pouco a pouco, sem matar a planta. Manjericão, orégano, tomilho, hortelã e orégano são ótimas opções. Pra quem quiser ir além, lá vão algumas sugestões: couve-manteiga, alface, cebolinha, beterraba, tomate-cereja, ervas aromáticas, rúcula, entre outras. 
5) É importante que as plantinhas fiquem expostas ao sol pelo menos por algumas horas, então, quanto mais escura for a sua casa, mais importante que o vaso esteja perto das janelas. Outra coisa fundamental é a água: todo dia mate a sede delas. Mas vale lembrar que regar demais é tão ruim quanto deixar as plantas secarem. A melhor das alternativas para saber se sua plantinha precisa ou não de água é o “dedômetro”: coloque o dedo na terra e veja se ela está úmida e grudando. Se sim, não precisa regar mais. Insira essa ação na sua rotina para não esquecer: pode ser de manhã ou no final da tarde. 
6) Pode ser que graminhas e matinhos comecem a crescer junto das suas plantas. Tranquilo. Na agroecologia não se fala em ervas daninhas, mas em espécies espontâneas. Se elas não estiverem se alastrando muito ou atrapalhando o desenvolvimento das comestíveis, pode deixar elas lá, sem problemas. 
7) Se perceber que as plantas estão sendo invadidas por pragas, nem pense em usar veneno! Há dicas naturais que funcionam como tiro e queda. O neem, por exemplo, é um repelente natural que combate mais de 400 pragas. Já vem na embalagem para ser borrifado diariamente, é biodegradável e apropriadíssimo para uso em agricultura orgânica. 

          As dicas de cultivo são do site Menos 1 Lixo, e vocês podem conferir na íntegra clicando aqui.
          Tenham uma boa semana!